Educação

para a Vida

Guiné-Bissau

Curitiba, 27 de setembro de 2019.

 

“ Fomos reconstruindo os muros... pois todo o povo estava com o coração dedicado à obra.”(Ne 4.6)

Este foi o tema do 6º Fórum de Educação na Guine Bissau que aconteceu entre os dias 11-14/setembro.

Estamos lentamente através do projeto Educação para a Vida auxiliando a reconstruir os muros da educação na Guiné Bissau.

Neste ano, além do fórum, aconteceu também na mesmasemanao curso para diretores.

Também neste ano levamos os currículos da pré-escola até o 5º ano para ser registrado no ministério da educação da Guiné Bissau com o intuito de ter o currículo oficializado junto ao governo.

Neste ano fomos em um grupo de 6 voluntários daqui do Brasil para ministrar aos professores e diretores dos colégios parceiros do programa Educação para a Vida.

Ministramos para 250 profissionais da área da educação, abordamos os temas previstos na grade curricular e também abordamos temas específicos, como:

  • Inclusão. Temos que aprender a ver o nosso próximo. Temos que entender que cada pessoa é um indivíduo diferente do outro com suas múltiplas inteligências, cada um com a sua personalidade, cada um com sua capacidade. Uns tem a saúde perfeita, outros podem ter a saúde comprometida, pode ter a mobilidade restrita, etc, porém todos devem ser abraçados e incluídos na sociedade e ter o direito a educação.

  • Infelizmente ainda é prática bastante usual os educadores baterem nos alunos. Foi falado sobre as consequências psicológicas na criança ao ser ameaçada e o bater. Os bloqueios mentais, a diminuição na evolução da capacidade cognitiva de assimilar o aprendizado.

  • Falamos sobre o perdão. Ficamos impressionados como estes educadores lutam com este tema. Vários vieram conversar e pôde-se trabalhar na restauração e no perdão em suas vidas.

Após o fórum na Guiné Bissau, duas integrantes da equipe foram até Cabo Verde para o 1º Fórum para professores em Cabo Verde. O restante da equipe aproveitou para conhecer outros projetos de educação e missão.

Pudemos conhecer melhor o trabalho na cidade de Mansôa, aonde estão os missionários Ivanildo e Belenice. Eles têm um colégio e atuam em 5 tabancas (aldeias) próximas. Com eles, pudemos participar de um encontro de grupo familiar em uma tabanca e no outro dia, um culto na igreja.

Também tivemos a oportunidade de ir até Iemberém, que fica no sul da Guiné Bissau, conhecer o trabalho dos missionários Américo e Silvia com o filho Júnior. Eles estão passando este ano para 9 colégios e 26 igrejas. Pudemos visitar alguns destes lugares e participar de evangelismo em tabancas com eles.

Não tivemos muito tempo para descansar nesta viagem, mas fomos abençoados além da conta com tudo que vimos e ouvimos e pudemos fazer debaixo da obediência ao nosso Senhor e Salvador que é Jesus Cristo.

Agradecemos a cada um que tem nos acompanhado através da oração. Sentimos o Senhor nos acompanhando e cuidando de nós.

Agradecemos a cada um que contribui financeiramente para este projeto. Sem a ajuda de vocês, não estaríamos conseguindo alcançar tantas pessoas através do ensino.

 

Caso tenha interesse em também se envolver, em ajudar neste projeto, entre em contato conosco.

educacaoieimb@gmail.com

https://www.facebook.com/educacaoparavidaguinebissau/

O Projeto Educação Para a Vida na Guiné Bissau começou em 2014.

Atuamos no desenvolvimento integral de comunidades por meio da educação e do voluntariado. Na área da educação, nestes 5 anos reescrevemos e aplicamos todo o currículo escolar desde o Jardim de Infância até o 5º ano tendo como base o currículo da Educação por Princípios.

 Hoje atendemos 36 colégios e aproximadamente 6.000 alunos.

Nosso alvo é chegar a 140 colégios e 14.000 alunos.

Durante o ano, todos os professores recebem treinamento mensal em 3 diferentes polos dentro da Guiné-Bissau.

Os colégios parceiros também recebem assessoria durante o ano para garantir o correto uso e aplicação das técnicas da Educação por Princípios.

No mês de setembro é promovido um fórum com todos professores e diretores dos colégios parceiros aonde recebem orientações sobre as novas ferramentas da Educação por Princípios.

Este projeto tem como patrocinador master a Primeira Igreja Evangélica Irmãos Menonitas do Boqueirão, tendo como responsável pedagógica a Tina Della Enns e como responsável administrativo o Ralf Gunar Janzen.

Maiores informações:

https://www.facebook.com/educacaoparavidaguinebissau/