Quem eram os anabatistas?

Quem são os anabatistas hoje?

"Unsere Erinnerungen an das Leben der Mennoniten in dieser Region sind von widersprüchlichen Bildern geprägt. Einerseits erinnern wir uns an eine prächtige Kultur ... Wir feiern ein idyllisches pastorales Dasein ... Diese Bilder haben uns ermutigt, die Geschichte der Mennoniten als goldenes Zeitalter zu verehren - als Zeitalter des wirtschaftlichen Wohlstands, des politischen Engagements, des kulturellen Reichtums und religiöse Vitalität. Aber auch Erinnerungen ganz anderer Art sind tief in unserer Vorstellungskraft verankert - Szenen von Verschwendung, Zerstörung und Plünderung, von entblößten Feldern, Dörfern und Fabriken, Berichte über Hunger, Folter und Tod, die für uns fast zu schrecklich sind ..."

Quais são suas 12 crenças distintas?

Por John H. Redekop

       Os primeiros anabatistas do início do século XVI tiveram um papel distinto; eles não eram católicos nem protestantes, mas uma terceira força separada. Essa realidade, agora amplamente esquecida, deve ser enfatizada.

       Certamente, os fundadores anabatistas deviam muito a Lutero e aos outros reformadores protestantes. Em particular, a ênfase de Lutero na salvação, através da fé pessoal, somente em Cristo, pela graça, conforme revelada nas Escrituras, preparou o caminho. Mas em muitas outras questões cruciais, os anabatistas diferiam tanto de Lutero quanto Lutero do catolicismo romano.

       Enquanto damos a Lutero o lugar certo, também é bom lembrar algumas realidades históricas. Lutero, como Calvino e Zwinglio, se opôs fortemente aos anabatistas. De fato, dos 20.000 a 40.000 anabatistas martirizados nas primeiras décadas, eles provavelmente foram mais massacrados por protestantes do que por católicos.

       As diferenças entre os anabatistas e os reformadores foram profundas. Lutero, Calvino e seus associados queriam a reforma da igreja medieval. Os anabatistas queriam a restauração da igreja do Novo Testamento.

       Os reformadores procuraram o Estado para defender o estabelecimento de uma religião oficial. Os anabatistas, por outro lado, não buscaram apoio do governo.

       Os reformadores alegaram que todas as pessoas no reino deveriam estar em conformidade com a religião oficial do estado. Os anabatistas, no entanto, muito antes de os filósofos promoverem a idéia, proclamaram liberdade religiosa e civil para todos.

       Os reformadores preservaram grande parte da unidade da igreja católica e o estado daqueles dias. Os anabatistas, que se viam como estranhos e peregrinos neste mundo, rejeitaram qualquer proximidade de fé e cidadania. A igreja da qual eles testemunharam e pela qual morreram foi baseada apenas em Jesus Cristo e não conhecia limites de estado.

       Os reformistas apoiaram especificamente o massacre militar realizado por soldados cristãos. Os anabatistas, por outro lado, expressaram amor por seus perseguidores e oraram por eles.

       Os reformadores fragmentaram e compartimentaram a vida cristã. Lutero escreveu: “Como cristão, o homem precisa sofrer tudo e não resistir a ninguém. Como membro do Estado, o mesmo homem tem que lutar com alegria enquanto viver.” Os anabatistas rejeitaram esse dualismo ético.

      Aqui está a grande diferença. Os anabatistas não fizeram parte da grande reforma protestante, mas estabeleceram uma terceira opção. Eles mantiveram valores diferentes.

      Hoje, é claro, muitos outros grupos aceitaram muito do que os anabatistas redescobriram, e as diferenças entre protestantismo e anabatismo diminuíram. Mas o conjunto total de crenças e práticas anabatistas permanece distinto. Embora os herdeiros privilegiados do anabatismo muitas vezes não pratiquem e pregem de maneira consistente, o anabatismo permanece uma combinação única de princípios bíblicos básicos.

      Fazemos bem em voltar ao básico, mesmo quando reconhecemos que os anabatistas não possuem uma verdade absoluta e final. Claramente, em certas ênfases, outros podem nos ensinar muito. Por sua vez, apresentamos nosso entendimento anabatista, que abrange 12 princípios-chave.

 

1. Uma visão elevada da Bíblia.

Embora eles não adorem a Bíblia, que seria uma Bíblia, os anabatistas aceitam “as Escrituras como a Palavra autorizada de Deus, e através do Espírito Santo ... o guia infalível para guiar os homens à fé em Cristo e guiá-los na vida dos Discipulado cristão.” Os anabatistas insistem que os cristãos devem ser guiados pela Palavra, inspirada pelo Espírito dentro da comunidade iluminada pelo Espírito.

 

2. Ênfase no Novo Testamento.

Visto que Cristo é a revelação suprema de Deus, os anabatistas fazem uma clara distinção funcional entre o igualmente inspirado Antigo Testamento e o Novo Testamento. Vemos uma antiga e uma nova aliança. Lemos o Antigo da perspectiva do Novo e vemos o Novo como a realização do Antigo. O Antigo Testamento deve ser interpretado à luz da revelação final de Deus em Jesus Cristo, conforme registrado no Novo Testamento. A ética anabatista é aprendida primeiro por Jesus no Sermão da Montanha, depois nos Evangelhos, no restante do Novo Testamento e, finalmente, no restante da Bíblia.

 

3. A ênfase em Jesus como o centro de tudo o mais.

Os anabatistas derivam sua cristologia diretamente da Palavra e enfatizam o profundo compromisso de levar Jesus a sério em todos os assuntos da vida. Tal visão contradiz as noções de que os mandatos de Jesus são muito difíceis para os crentes comuns ou que o significado de Jesus reside quase inteiramente em fornecer a salvação celestial. Pelo contrário, a salvação da alma é parte de uma transformação maior.

 

4. A necessidade de uma igreja de crentes.

Os anabatistas acreditam que a conversão cristã, embora não necessariamente súbita e traumática, sempre implica uma decisão consciente. "A menos que uma pessoa nasça de novo, ela não pode ver o reino de Deus." Acreditando que uma criança não pode ter uma fé consciente e inteligente em Cristo, os anabatistas batizam apenas aqueles que alcançaram uma fé pessoal e viva. O batismo voluntário, juntamente com o compromisso de andar na novidade da vida e lutar pela pureza na igreja, forma a base dos membros da igreja.

 

5. A importância do discipulado.

Tornar-se cristão implica crer não apenas em Cristo, mas também no discipulado. A fé é expressa na vida santa. Em Cristo, salvação e ética se reúnem. Não apenas devemos ser salvos por meio de Cristo, mas também devemos segui-lo diariamente em uma vida obediente. Assim, por exemplo, os anabatistas desde o início renunciaram ao juramento. Eles decidiram falar a verdade. "Para eles, não poderia haver graus diferenciados da verdade". Os anabatistas continuam a ensinar que a salvação nos torna seguidores de Jesus Cristo e que ele é o modelo para o modo como devemos viver.

 

6. Insistência em uma igreja sem classes ou divisões.

A igreja, o corpo de Cristo, tem apenas uma cabeça. Embora reconheçam a diversidade funcional, os crentes anabatistas negligenciam todas as distinções raciais, étnicas, de classe e sexo porque estão incluídas na unidade e igualdade do corpo.

 

7. Crença na igreja como comunidade da aliança.

O culto corporativo, a ajuda mútua, a comunhão e a responsabilidade mútua caracterizam esta comunidade. Um anabatismo individualista ou egocêntrico é uma contradição em termos.

 

8. Separação do mundo.

A comunidade dos transformados pertence ao reino de Deus. Ele se concretiza no mundo, mas é radicalmente separado do mundo. A fiel igreja peregrina vê o mundo pecaminoso como um ambiente estranho, com ética e objetivos completamente diferentes. Este princípio inclui a separação da igreja e do estado. Portanto, os anabatistas rejeitam todas as formas de religião civil, seja o tradicional Corpus Christianum ou as formas mais recentes de nacionalismo cristão.

 

9. A igreja como uma contracultura visível.

Como uma comunidade unida de crentes, cada congregação anabatista modela uma comunidade alternativa. Essa comunidade de aliança funciona como uma verdadeira contracultura.

 

10. Crença de que o evangelho inclui um compromisso com o caminho da paz modelado pelo Príncipe da Paz.

Aqui, os anabatistas diferem de muitos outros cristãos. Os anabatistas acreditam que a posição de paz não é opcional, marginal ou relacionada principalmente às forças armadas. Com base nas Escrituras, os anabatistas renunciam à violência nos relacionamentos humanos. Vemos a paz e a reconciliação, o caminho do amor, como um elemento central do evangelho cristão. Deus deu a seus seguidores essa ética não como um ponto para refletir, mas como um mandato para obedecer. Jesus pagou um alto preço por isto e também pode ser caro para seus seguidores. O caminho da paz é um modo de vida.

 

11. Compromisso com o serviço.

Assim como Cristo se tornou um servo de todos, os cristãos devem servir um ao outro e aos outros em nome de Cristo. Portanto, a separação de um mundo pecaminoso é equilibrada por um testemunho de assistência prática a uma sociedade necessitada e sofrida.

 

12. Insistência na igreja como igreja missionária.

Os anabatistas acreditam que Cristo comissionou a igreja para ir ao mundo inteiro e a toda a sociedade e fazer discípulos de todas as pessoas, batizando-as e ensinando-as a observar seus mandamentos. O imperativo evangelístico é dado a todos os crentes.

 

       Esses princípios constituem a essência do anabatismo. Embora cada ênfase possa ser encontrada em outro lugar, a combinação dos 12 compreende a singularidade do anabatismo.

A reforma protestante não foi longe o suficiente. Os primeiros anabatistas, embora diversos e longe de serem perfeitos, comprometeram-se a nada menos que a restauração da igreja do Novo Testamento. Nós, seus herdeiros, temos o privilégio de enfatizar novamente esses 12 princípios, em palavras e ações, aqui e agora.

Escrito por John H. Redekop.

"Unsere Erinnerungen an das Leben der Mennoniten in dieser Region sind von widersprüchlichen Bildern geprägt. Einerseits erinnern wir uns an eine prächtige Kultur ... Wir feiern ein idyllisches pastorales Dasein ... Diese Bilder haben uns ermutigt, die Geschichte der Mennoniten als goldenes Zeitalter zu verehren - als Zeitalter des wirtschaftlichen Wohlstands, des politischen Engagements, des kulturellen Reichtums und religiöse Vitalität. Aber auch Erinnerungen ganz anderer Art sind tief in unserer Vorstellungskraft verankert - Szenen von Verschwendung, Zerstörung und Plünderung, von entblößten Feldern, Dörfern und Fabriken, Berichte über Hunger, Folter und Tod, die für uns fast zu schrecklich sind ..."

Russlanddeutsche Herausforderung 

Eine erstaunliche Bewegung

   Entgegen dem Trend, dass alle Landes- und viele Freikirchen rückläufige Mitgliederzahlen haben, gibt es eine große Bevölkerungsgruppe in Deutschland, die immer mehr Gemeinden gründet und steigende Besucherzahlen in ihren Gottesdiensten verzeichnet: die Russlanddeutschen.

    Ihre Gemeinden wachsen jährlich um etwa drei Prozent. Prof. Friedhelm Jung schildert die Entwicklung. Er ist Dekan am Bibelseminar Bonn, das 1993 vom Bund Taufgesinnter Gemeinden (Detmold) als Ausbildungsstätte in baptistisch-mennonitischer Glaubenstradition gegründet wurde.

Menonitas e o Álcool

 

     Esta receita de cerveja encontrada em um diário de 1893 do bispo David Stoesz (1842-1903) é apenas uma prova de uma história muito maior por trás dos menonitas e do consumo de álcool.

Os menonitas norte-americanos contemporâneos são frequentemente conhecidos por sua abstenção do álcool, juntamente com a história de estrita abstinência das demais igrejas. Embora as vozes pró-abstinência tenham sido ouvidas

sido ouvidas em 1525, os ancestrais da maioria dos menonitas russos não eram apenas participantes de vinho, cerveja e licores, mas possuíam e operavam eles mesmos cervejarias e destilarias.

Essas ocupações eram tão importantes para os menonitas que o direito de produzir bebidas alcoólicas foi consagrado em uma Carta de Privilégios concedida aos colonos menonitas pelo governo russo em 8 de setembro de 1800.

Existem dez “privilégios” que o governo russo concedeu aos colonos menonitas nesta Carta. Dois deles lidam com bebidas alcoólicas.

O item 4 da Carta declara: “Por direito de propriedade, permitimos que os menonitas desfrutem de todos os frutos de suas terras e pesca, fabricem cerveja e vinagre, destilem aguardente de milho, não apenas para consumo próprio, mas também para varejo e venda em suas terras."

Ainda mais interessante é o Item 5: “Nas terras pertencentes aos menonitas, proibimos forasteiros de construir pensões e tabernas e arrendatários para vender vinho e operar salões sem sua permissão.”

Embora grande parte da linguagem da Carta se incline para o mais geral, esses dois direitos específicos devem ter sido importantes o suficiente para os colonos menonitas para que eles tenham sido negociados no acordo. Em essência, não só deu aos menonitas o direito de produzir álcool, mas também o controle completo de sua distribuição em “suas terras” e em suas comunidades. Esses direitos podem ter sido vistos como uma necessidade econômica devido às regras comerciais cada vez mais estritas entre as várias guildas da região de Danzig.

 

Infomações compiladas por Dan Dyck, escritor voluntário do Mennonite Heritage Archives

Para saber mais sobre esse assunto, confira o novo livro de Albert Siemens, "Vendas de uísques e contos de hotéis da Reserva Oeste Menonita, 1873-1916", https://www.commonword.ca/ResourceView/2/20200